O programa CBN Motors nesta sexta-feira (8) trouxe informações sobre o cenário automobilístico, mais especificamente em relação à redução de vendas de veículos em 2022. Segundo nota divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o ano começou com queda de 15,8%, em janeiro, para todo o Setor, e foi melhorando, gradualmente, até encerrar o 1º Semestre apenas 3% abaixo de igual período de 2021.
O bom desempenho do segmento de motocicletas, que cresceu mais de 23% até junho, na comparação ao acumulado do ano passado, fez com que o 1º semestre de 2022 fechasse em ligeira queda, de apenas 3%. A recuperação do Setor vem acontecendo de forma gradual e consistente, nos últimos meses. Se analisada, a média diária mensal das vendas aponta essa evolução.
De acordo com o presidente da Fenabrave, no caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, o volume saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho. "Se mantivermos a mesma média diária de junho, até o final deste ano, teremos um desempenho anual muito próximo ao resultado obtido no ano passado, numa estimativa moderada, já que o 2º. Semestre costuma ser melhor do que o 1º. Semestre, historicamente”, analisa.
Confira mais informações: