Veículos de Comunicação

audiovisual

Festival de Cinema Italiano celebra 20 anos com exibições gratuitas no MIS

Programação vai de 10 a 14 de novembro, com sessões gratuitas

Festival apresenta cinco filmes que celebram a diversidade do cinema italiano - Reprodução/Fundação de Cultura de MS
Festival apresenta cinco filmes que celebram a diversidade do cinema italiano - Reprodução/Fundação de Cultura de MS

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul recebe, de 10 a 14 de novembro, a programação regional do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil, evento que marca duas décadas de difusão da cinematografia italiana no país.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às 19h e apresentam uma seleção que percorre diferentes períodos e estilos do cinema italiano, de clássicos do pós-guerra a produções contemporâneas premiadas.

A curadoria local, assinada pelo jornalista e especialista em cinema Daniel Rockenbach, foi pensada para criar pontes entre o passado e o presente da produção italiana, equilibrando obras consagradas e recentes. Ele destaca que o recorte valoriza tanto a estética dos grandes mestres quanto o vigor narrativo das novas gerações, o que reforça a vitalidade do cinema italiano.

O Festival de Cinema Italiano no Brasil é realizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em colaboração com a Embaixada da Itália. Em 2025, o evento comemora 20 anos sob o tema “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano” (“O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram”), reunindo estreias inéditas e uma retrospectiva de grandes obras.

Para a Pantanal Film Commission, responsável pela articulação regional do festival, a iniciativa amplia a presença de Mato Grosso do Sul nos circuitos de exibição e fortalece o Estado como polo ativo de produção e difusão audiovisual.

Programação – 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil no MIS-MS

Local: Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul
Data: 10 a 14 de novembro
Horário: 19h
Entrada gratuita

10/11 – Amor na Cidade (L’Amore in Città)
Direção: Michelangelo Antonioni, Dino Risi, Federico Fellini, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Cesare Zavattini e Alberto Lattuada
Itália, 1953 – Drama/Romance
Sinopse: Seis histórias se entrelaçam para revelar fragmentos da vida urbana italiana no pós-guerra, mostrando o cotidiano, os afetos e as contradições de uma sociedade em transformação.

11/11 – Diamantes (Diamanti)
Direção: Ferzan Özpetek
Itália, 2024 – Drama/Comédia (135 min)
Sinopse: Um diretor reúne atrizes de diferentes épocas para filmar uma obra sobre mulheres na Roma dos anos 1970. Realidade e ficção se confundem em uma trama sobre laços, memórias e rivalidades.

12/11 – O Jantar (La Cena)
Direção: Ettore Scola
Itália, 1998 – Comédia/Drama
Sinopse: Em um restaurante romano, o cineasta transforma o ambiente em um microcosmo da vida italiana, revelando paixões, dilemas e encontros que se desenrolam entre um prato e outro.

13/11 – Verão na Sicília (Gioia Mia)
Direção: Margherita Spampinato
Itália, 2025 – Drama (90 min)
Sinopse: Um jovem rebelde passa as férias na casa da tia tradicional e religiosa na Sicília. O choque de gerações dá lugar a uma relação inesperada que transforma os dois. Vencedor de dois prêmios no Festival de Locarno 2025.

14/11 – Locações na Palestina (Sopralluoghi in Palestina per il Vangelo Secondo Matteo)
Direção: Pier Paolo Pasolini
Itália, 1965 – Documentário
Sinopse: Pasolini viaja à Palestina em busca de locações para O Evangelho Segundo São Mateus. O filme revela seu olhar crítico sobre o território e as contradições sociais e religiosas da região.

*Com fotos da Fundação de Cultura de MS