O Festival de Inverno de Bonito 2025, que entre 20 a 24 de agosto, contará com ações voltadas à sustentabilidade ambiental, incluindo o gerenciamento de resíduos sólidos e iniciativas de descarbonização.
Com cerca de 24 mil habitantes e mais de 300 mil visitantes por ano, Bonito enfrenta desafios na gestão de resíduos e na preservação ambiental, especialmente durante grandes eventos. Neste ano, durante os cinco dias de festival, a startup socioambiental Ciclo Azul ficará responsável pela gestão dos resíduos sólidos, com o objetivo de reduzir o envio de materiais a lixões e aterros.
A ação também prevê o fortalecimento da rede local de catadores, cooperativas e empreendedores da economia circular, promovendo inclusão produtiva e valorização da reciclagem.
Além disso, a empresa implementará ações de descarbonização, como o plantio de mudas nativas e o monitoramento de áreas estratégicas, voltadas à preservação dos rios e à restauração ecológica e contribuição para o equilíbrio climático da região.
De acordo com a diretora executiva da startup, a bióloga Lívia Cordeiro, a atuação durante o festival também inclui ações educativas voltadas aos visitantes. “A proposta é sensibilizar o público e impactar positivamente a comunidade local e os ecossistemas da região”, destaca.