Integrantes do Grupo de Instruções Táticas e Tiro (GITT), unidade especializada da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, passam a utilizar um novo uniforme funcional.
A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23), em alusão aos 35 anos da corporação.
O fardamento adota camuflagem digital “desert” combinada com gandola nas cores preta e vermelha, insígnias emborrachadas e de baixa luminosidade. As informações funcionais, como nome e tipo sanguíneo, devem estar serigrafadas no peito da gandola.
A padronização segue normas nacionais de segurança pública e foi elaborada para atender às necessidades técnicas e operacionais do grupo.
Entre as diretrizes, estão o uso restrito de distintivos à gandola (até duas manicacas ou quatro breves), padronização do colete sobreposto com limite de três breves e proibição de distintivos metálicos, mantendo o padrão tático discreto.
O kit funcional é dividido em quatro categorias, que incluem gorro ou boné tático, camisa ou camiseta com brasão, calça camuflada, cinto tático e coturno.
As insígnias de comando e hierarquia devem ser usadas em miniatura, monocromáticas e aplicadas na gola da gandola, diferenciando funções e posições na corporação. O documento também prevê sanções para uso indevido ou irregular do uniforme, consideradas falta grave.
*Com informações da Prefeitura de CG