
A possível substituição do coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Mato Grosso do Sul, professor Elvisclei Terena Polidorio, gerou reação entre lideranças indígenas do estado, que divulgaram, nesta quarta-feira (5), manifesto em defesa de sua permanência no cargo e da consulta prévia às comunidades afetadas.
A substituição de acordo com lideranças, representaria um “retrocesso na participação democrática dos povos originários”.
O movimento surgiu após a divulgação de um ofício do Ministério dos Povos Indígenas, datado de 22 de outubro de 2025, no qual o secretário-executivo Eloy Terena encaminha à presidência da Funai a indicação do servidor Dioni Alcântara Batista para o cargo.
O documento foi enviado à presidenta da Funai, Joenia Wapichana, para “conhecimento e providências cabíveis”.
O manifesto, assinado por lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul, critica a falta de consulta prévia às comunidades locais, destacando que a escolha da coordenação regional deve refletir a “autonomia e a representatividade dos povos originários”, conforme garantido pela Constituição Federal e por convenções internacionais sobre direitos indígenas.
Para as lideranças, Elvisclei Polidorio representa “a democratização de um espaço de poder historicamente negado aos indígenas” e sua saída “fragilizaria a efetivação de políticas públicas para o Pantanal e outras regiões do estado”.
“Estaremos vigilantes aos passos de políticos que compactuam com a fragilização da participação coletiva dos povos originários, em favor de interesses pessoais”, diz trecho do documento.
A nota também pede que o Ministério dos Povos Indígenas e a Funai mantenham o diálogo aberto com as comunidades, ressaltando que Mato Grosso do Sul abriga mais de 116 mil indígenas de diferentes etnias.
Reunião e próximos passos
Elvisclei está a frente da Funai em Mato Grosso do Sul, há dois anos. Ainda na tarde desta quarta-feira lideranças indígenas se reúnem com o deputado federal, Vander Loubet (PT) para pedir apoio e intermediar as negociações.