Veículos de Comunicação

Cultura

Instituto Histórico e Geográfico presta homenagem a escritores estaduais

Ação será realizada no Dia do Escritor, próxima sexta-feira (22), na praça Ary Coelho

Ação será realizada no Dia do Escritor, próxima sexta-feira (22), na praça Ary Coelho - Imagem ilustrativa
Ação será realizada no Dia do Escritor, próxima sexta-feira (22), na praça Ary Coelho - Imagem ilustrativa

Para comemorar o Dia Nacional do Escritor, celebrado no dia 25 de julho, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) presta homenagem aos escritores do estado e da capital na sexta-feira (22), a partir das 9h na praça Ary Coelho.

A ação será realizada através do Projeto “O Instituto Histórico e Geográfico Vai Aonde o Povo Está”, implantado em 25 de julho 2018, no mesmo local. O evento marca a retomada das ações presenciais pelo IHGMS, que no ano passado celebrou a data com a distribuição de aproximadamente 500 exemplares à detentos inclusos do projeto de remissão de pena através da leitura.

“Assim, neste ano retomamos as homenagens reverenciando àqueles que se dedicam as palavras escritas, nos textos literários, científicos e fictícios, e que detém a habilidade de entreter, transmitir conhecimentos e informações aos seus leitores”, declarou o Instituto em nota.

O cronograma conta com apresentação do Coral Fronteiras Abertas, criado e coordenado pelo prof. Américo Calheiros, com regência do Maestro Orion Cruz. Além de poesias, contação de histórias e performance poética.

Entre as presenças confirmadas na ação de sexta-feira está a escritora prof.ª Carmem Lúcia, a escritora e poeta prof.ª Nena Sarti, a escritora, poeta e advogada Ileides Muller e o poeta performático Ruberval Cunha.

O show musical ficará por conta da cantora e compositora Syrlene Maria Flor, natural de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, com repertório de músicas regionais.

Serão entregues ainda alguns kits de livros à biblioteca Dr. Isaias Paim, à biblioteca do Horto Florestal, à Gibiteca e à União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE/MS). O projeto seguirá na praça, com distribuição de livros à população enquanto houver exemplares.

“A previsão deste ano será de aproximadamente 1500 livros. Será premiado com o troféu ‘Escritor nota 10’ o nosso apoiador que doar o maior número de exemplares para o projeto”, completou, em nota, o IHGMS.

Sobre

O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 1960, por Decreto Governamental, após o sucesso do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado por iniciativa do escritor João Peregrino Junior, presidente da União Brasileira de Escritores e seu vice Jorge Amado.