A Superintendência para Orientação e defesa do Consumidor de Campo Grande (Procon-CG), promoveu a operação “De Olho na Validade”, que fiscalizou 67 conveniências na Capital nesta segunda-feira (28/02). O objetivo era averiguar se os estabelecimentos comercializavam produtos com a validade vencida. Das 67 conveniências vistoriadas, 24 foram autuadas. Foram encontradas 636 unidades de produtos fora da validade, totalizando 137,51 kg de alimentos e 1.010 unidades de bebidas, um total de 472,135 litros.
De acordo com o município, todos os itens foram devidamente descartados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Dentre os produtos encontrados vencidos estão: leites, salgadinhos, cervejas, pizzas, lasanhas, macarrão instantâneo, chocolates, refrigerantes, sucos, água tônica, amendoins, carnes, salames, sorvetes, dentre outros.
Todos os produtos considerados impróprios para consumo e vencidos foram devidamente descartados na presença dos fiscais do Procon bem como de funcionários. Os estabelecimentos foram autuados com base na Lei 8.078/90 do CDC e terão prazo de 10 dias para apresentarem defesa junto ao Procon municipal.