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Centro de Apoio acolhe mais de 330 pessoas durante ação emergencial na Capital

Frente fria ativou estrutura no Parque Ayrton Senna, que funcionou por três dias com oferta de abrigo, alimentação e cobertores

351 marmitas foram distribuídas durante os três dias - Foto: Reprodução/ SAS
351 marmitas foram distribuídas durante os três dias - Foto: Reprodução/ SAS

A estrutura montada no Parque Ayrton Senna como parte da ação Inverno Acolhedor atendeu 331 pessoas em situação de rua durante os três dias de funcionamento. O ponto de apoio foi ativado devido à previsão de temperaturas iguais ou inferiores a 12°C, e encerrou as atividades na manhã desta quinta-feira (12). A segunda etapa da ação registrou 163 acolhimentos, entre homens, mulheres, crianças e migrantes internacionais.

O local ofereceu colchões, cobertores e alimentação, funcionando das 18h às 6h. Ao todo, foram distribuídas 351 marmitas, doadas por instituições religiosas e organizações sociais. A maioria dos atendidos foi encaminhada pelo Centro POP, que também realizou o transporte até o parque.

Durante a operação, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizaram 64 atendimentos nas ruas, com 15 acolhimentos e a entrega de 24 cobertores para pessoas que optaram por não pernoitar no ponto de apoio. Após o fechamento do espaço, os acolhidos foram direcionados novamente ao Centro POP, onde recebem café da manhã diariamente.

A ação envolveu equipes das secretarias municipais e da Defesa Civil, além de unidades de saúde e assistência social. A ativação do ponto de apoio segue critérios técnicos baseados nas previsões meteorológicas e, com a elevação das temperaturas prevista para os próximos dias, não há nova abertura programada no momento.

Apesar da suspensão da estrutura emergencial, o atendimento convencional segue ativo. As equipes do Seas continuam circulando pelas sete regiões urbanas da cidade, inclusive à noite, para realizar abordagens e oferecer suporte à população em situação de vulnerabilidade. A população pode colaborar informando casos pelo telefone 156 ou pelos contatos diretos da assistência social.