Veículos de Comunicação

NA CÂMARA

Conselho de Saúde cobra acesso a extratos do Fundo Municipal de Campo Grande

Falta de transparência da Secretaria de Saúde dificulta fiscalização e atendimento à população

Prefeitura Municipal de Campo Grande. Foto: Reprodução/ Nathália Alcântara
Prefeitura Municipal de Campo Grande. Foto: Reprodução/ Nathália Alcântara

Na sessão ordinária desta quinta-feira (18) na Câmara de Campo Grande, o Conselho Municipal de Saúde relatou que não recebe os extratos bancários do Fundo Municipal de Saúde desde novembro de 2024. O fundo possui 88 contas, e a falta dos documentos impede a fiscalização dos recursos.

Segundo o presidente, Jader Vasconcelos, a ausência desses documentos impede que o Conselho cumpra sua principal função: fiscalizar o uso dos recursos destinados à saúde. Ele afirmou que o problema já foi levado ao Tribunal de Contas da União, ao Tribunal de Contas do Estado, ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e ao Ministério Público, mas até agora não houve solução.

O presidente do Conselho destacou ainda que não é possível afirmar se houve irregularidades, justamente por não ter acesso às informações. “O desvio noticiado pela imprensa não partiu do Conselho. Sem os extratos, não conseguimos analisar nada”, explicou.

O Conselho pediu apoio dos vereadores e da Comissão de Saúde da Câmara para cobrar os documentos junto à Secretaria Municipal.

Durante a sessão, foi mencionado que não há controle de estoques de insumos e que a organização do atendimento não está adequada, mesmo com os repasses estaduais e federais em dia.

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.