Veículos de Comunicação

DESENVOLVIMENTO

MS registra recorde com mais de mil novas empresas abertas em setembro

Segundo a Jucems, o estado mantém nove meses seguidos acima de mil registros

Setor de Serviços concentrou 764 das novas empresas - Divulgação/Agência Brasil
Setor de Serviços concentrou 764 das novas empresas - Divulgação/Agência Brasil

Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.058 novas empresas em setembro, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucems). O número representa um recorde histórico para o mês e confirma a sequência de nove meses consecutivos com mais de mil registros, reforçando o bom momento da economia sul-mato-grossense.

O setor de serviços segue como o principal motor da atividade empresarial, com 764 novas empresas, seguido pelo comércio, com 266, e pela indústria, com 28.

Entre os subsetores com maior crescimento estão as holdings de instituições não financeiras (41 registros), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (35) e o transporte rodoviário de cargas (25). Também se destacam as áreas de construção de edifícios, atividades médicas ambulatoriais e odontológicas, cada uma com 23 novas empresas.

No acumulado de janeiro a setembro, o Estado já soma 10.248 novos negócios, sendo 7.708 do setor de serviços, 2.184 do comércio e 356 da indústria. Segundo a Jucems, o ritmo de crescimento em 2025 já supera os meses mais fortes de 2024.

Campo Grande lidera o ranking estadual, com 454 novas empresas abertas em setembro, seguida por Dourados (130), Três Lagoas (58), Ponta Porã (31) e Naviraí (28). Outros municípios que se destacaram foram Nova Andradina (23), Maracaju (22), Corumbá (21), Chapadão do Sul (20) e Sidrolândia (16).

De acordo com o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha, o desempenho confirma a aceleração do crescimento econômico do Estado. Ele avalia que, se o ritmo atual continuar, 2025 poderá superar todos os recordes anteriores de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul.