A semana foi marcada por mudanças nos preços de frutas e hortaliças comercializadas na Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS).
O aumento da colheita em regiões produtoras resultou na queda do valor da batata-inglesa que registrou R$ 130,00 o saco de 25 kg, 7,14% mais barata, e da manga Tommy, que recuou 9% chegando aos R$ 50,00 a caixa de 6 kg.
Em contrapartida, a abóbora cabotiá teve forte valorização (+40%), reflexo da baixa oferta do legume no mercado. Apesar disso, o produto continua disponível e a expectativa é de que os preços recuem nos próximos dias.
Segundo Fernanda Zequim, da Divisão de Abastecimento e Mercado (Dimer) da CEASA/MS, a tendência é de que os valores não se mantenham altos por muito tempo. “A cabotiá pode ser substituída por outros itens, e, com a queda da procura, o mercado deve se ajustar”, explica.
A berinjela também apresentou aumento, com alta de 7,69%. O encarecimento foi atribuído às temperaturas mais baixas registradas nas últimas semanas, que afetaram a produção.