O segundo painel de monitoramento das tecnologias sustentáveis recomendadas pelo Plano ABC+ já está disponível ao público. A plataforma digital foca na prática da terminação intensiva de bovinos (TI), uma das estratégias voltadas à redução de gases de efeito estufa, especialmente o metano entérico, no setor agropecuário.
Desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serpro e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (INCT-ABC), o painel permite acompanhar de forma detalhada a adoção de técnicas sustentáveis em todo o país. A ferramenta reúne dados importantes para o planejamento e acompanhamento de políticas públicas ligadas à mitigação climática no campo.
A nova plataforma se soma ao primeiro painel lançado em 2024, que monitora a recuperação de pastagens degradadas (PRPD). Ambas podem ser acessadas no portal oficial do Mapa, na seção destinada ao Plano ABC+.
Os painéis são parte do esforço nacional de Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) das metas climáticas assumidas pelo Brasil. Técnicos do governo federal, representantes dos estados e instituições públicas e privadas colaboram na coleta e organização dos dados utilizados pelas plataformas.
O Plano ABC+ é uma política pública criada para reduzir as emissões de carbono na agricultura, aumentar a eficiência produtiva e adaptar o setor agropecuário às mudanças climáticas. A iniciativa existe desde 2010 e foi atualizada em 2020 para fortalecer práticas sustentáveis no campo.
Os painéis de monitoramento estão disponíveis no site do Governo.