Na coluna Viagem de sabores desta quarta-feira (6), Paulo Machado mostrou um dos pontos mais gastronômicos da capital espanhola, o Mercado de San Miguel, templo para foodies que buscam comidinhas locais saborosas e instagramáveis.
“Mais de 100 anos se passaram desde que o Mercado de San Miguel foi inaugurado como um mercado de alimentos. Atualmente, este edifício histórico é um dos principais mercados gastronômicos do mundo, pois permite aos seus visitantes fazer um passeio pela essência e sabores de cada um dos cantos da Espanha, do melhor presunto ibérico ou dos mariscos mais frescos que chegam diariamente da Galícia, aos arrozes mediterrâneos ou aos queijos mais especiais de Castela, Astúrias ou País Basco. No Mercado de San Miguel você encontrará os destaques da gastronomia espanhola em mais de 20 barracas que têm em comum o compromisso com as tapas de qualidade”, afirmou o colunista.
Machado ainda conta que esteve no mercado pela primeira vez um tempo atrás e notou que o local está muito bonito, bem conservado e cheio de estrangeiros. “Ainda assim dá pra peneirar coisas muito boas como as empanadas galegas, os tatakis e tartares feitos com atum fresco do Mediterrâneo e os pinchos (espetinhos) de azeitonas, as famosas Gildas que são muito bem acompanhadas de caña, o chopp local”, reforça.
Para visitar o Mercado de San Miguel você deve ir até o centro de Madrid e ele fica em uma das entradas da Plaza Maior no bairro La Latina. Pertinho do restaurante mais antigo e legendário de Madri: El Botin, considerado o restaurante mais antigo do mundo em funcionamento contínuo desde 1725.