Veículos de Comunicação

SAÚDE

Metade das unidades de urgência não terá atendimento infantil neste sábado

Escala médica indica variação na cobertura entre áreas adultas e pediátricas nas UPAs e CRS da Capital

Escala médica indica variação na cobertura entre áreas adultas e pediátricas nas UPAs e CRS da Capital
 - Foto: Reprodução/Freepik
Escala médica indica variação na cobertura entre áreas adultas e pediátricas nas UPAs e CRS da Capital - Foto: Reprodução/Freepik

O plantão médico deste sábado (9) nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRS) de Campo Grande apresenta variações significativas entre o atendimento adulto e infantil, conforme dados da escala divulgada para os três turnos: matutino, vespertino e noturno.

A UPA Coronel Antonino mantém seis médicos para adultos e quatro para infantil nos períodos da manhã e da tarde, ampliando para sete e quatro, respectivamente, no turno da noite.

Já a UPA Almeida conta com seis médicos para adultos em todos os turnos e não oferece atendimento pediátrico.

Na UPA Universitário, o plantão é equilibrado no início do dia, com cinco médicos para adultos e cinco para infantil. À tarde, a escala registra cinco e quatro, e à noite retorna a cinco profissionais para cada área.

A UPA Moreninhas, por outro lado, tem seis médicos para adultos e nenhum para infantil nos dois primeiros turnos; à noite, são três para cada atendimento.

A UPA Leblon concentra nove médicos para adultos e três para infantil no período da manhã, oito e três à tarde, e oito e quatro à noite. Já a UPA Santa Mônica repete o cenário de ausência de plantão pediátrico, com cinco médicos para adultos pela manhã e tarde, e quatro à noite.

Entre os CRS, o Aero Rancho mantém cinco médicos para adultos e nenhum para infantil nos três turnos. O mesmo ocorre no Coophavilla II e no Nova Bahia, que registram quatro profissionais adultos em todos os períodos.

O CRS Tiradentes é exceção, com cinco médicos para adultos e quatro para infantil no turno matutino, quatro e cinco à tarde, e cinco para cada atendimento no noturno.