Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

Projeto Mil Pelo Planeta fará plantio de 50 mudas na Cachoeira Boca da Onça

Em dois anos de existência o projeto já plantou mais de 20 mil árvores em todo estado

https://youtube.com/watch?v=UCSWser3G39O6JS16yRXUFuQ
Em dois anos de existência o projeto já plantou mais de 20 mil árvores em todo estado - Foto: Fabrício Barreto
Em dois anos de existência o projeto já plantou mais de 20 mil árvores em todo estado - Foto: Fabrício Barreto

O projeto sul-mato-grossense de reflorestamento e conscientização ambiental, Mil Pelo Planeta, segue com o plantio de mudas de árvores nativas a todo vapor, inclusive atraindo cada vez mais apoiadores e voluntários.

Com 23 mil árvores plantadas por todo o estado em dois anos de existência, o projeto já cruzou fronteiras com o plantio de mudas em sistema agroflorestal na Argentina. Conforme o idealizador e coordenador do Mil Pelo Planeta, Neo Ávila, o sistema agroflorestal adotado pelo projeto vai além da utilização de matéria orgânica.

Respeito à natureza pautam ações do projeto.  Foto: Fabrício Barreto

“Inclui a utilização de hidro gel, que é pra liberação continua de umidade pras mudas dentro do berço […] e também sementes tradicionais, que agente coloca junto com a muda de árvore para que haja tanto adubação, quanto uma nutrição daquela árvore”, elucidou.

Segundo ele, o objetivo é formar um ecossistema que otimize o sucesso dos plantios, com a meta de sempre plantar mais mudas em áreas degradadas, principalmente próximo a nascentes dos rios.

As fotos, registradas pelas lentes de Fabrício Barreto, foram tiradas na última visita técnica do grupo à Cachoeira Boca da Onça em Bodoquena, o local receberá o plantio de 50 espécies nativas no dia 15 de outubro. “A gente vai até o local para entender quais espécies são encontradas no espaço, como é o solo e o que precisa ser feito para realizar o plantio”, explicou Neo.

Plantio das mudas garante manutenção de todo o ecossistema.  Foto: Fabrício Barreto

Os registros ajudam a chamar atenção para a organização, que tem um forte apelo nas redes sociais, com quase 3 mil seguidores (clique aqui para acessar a página no Instagram). O coletivo de voluntários realiza atualmente dois plantios por mês, atendendo também por demanda quando acionados por empresas e marcas.

“Hoje a gente tem uma base de 100 a 115 pessoas que são ativas, participam dos plantios, de acordo com a região né, e a gente tem por objetivo para o próximo ano dobrar essa meta chegando a um plantio, pelo menos, por semana”, destacou.

A próxima “fase” do projeto, segundo Neo, será o foco no crédito de carbono. Confira a galeria de fotos registradas na visita técnica do Mil Pelo Planeta: