Veículos de Comunicação

Saúde

Ministério da Saúde elabora plano de contingência contra Monkeypox

MS tem cinco casos confirmados da doença conhecida como varíola dos Macacos

Estado notificou 17 casos suspeitos até o momento - Foto:  Foto: Reprodução: Irina Starikova/Shutterstock
Estado notificou 17 casos suspeitos até o momento - Foto: Foto: Reprodução: Irina Starikova/Shutterstock

O Ministério da Saúde realizou recentemente a primeira reunião do Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência contra o surto de Monkeypox no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, até 31 de julho, 17 casos suspeitos foram notificados, estando nove em investigação, três descartados e cinco confirmados. Diante do crescente aumento nos registros, a responsável técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Danila Frias, reforça o alerta de prevenção.

“Todos os casos positivos são de Campo Grande. Importante salientar que os casos foram acompanhados pelo município e estado e que todos estão com as lesões cicatrizadas, sem risco de transmissão. Os laudos dos exames laboratoriais foram liberados na sexta-feira (29), confirmando a doença. Os pacientes foram acompanhados enquanto aguardavam os resultados e estavam em isolamento domiciliar. Encontram-se atualmente com as lesões cicatrizadas, sem risco de transmissão”, ressalta.

Contingência do Ministério da Saúde

O centro vai funcionar de segunda a sexta-feira presencialmente e nos finais de semana de forma virtual. Essa estrutura organizacional permite a análise de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública. O atual surto de monkeypox representa emergência de saúde pública de importância internacional, segundo Vigilância em Saúde.