Veículos de Comunicação

Agro

MS é o primeiro no ranking de desenvolvimento agropecuário

O estudo foi feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que organizou o Idam

- Foto: Governo do Estado de MS
- Foto: Governo do Estado de MS

Mato Grosso do Sul ficou em primeiro lugar no desenvolvimento agropecuário entre os estados do Brasil. O estudo aponta que em 2021 o Estado tinha o Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam) de 0,69 (em uma escala de zero a 1), seguido por Mato Grosso, com 0,66 e o Paraná, com 0,5926. O estudo foi feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que organizou o Idam.

O levantamento aponta que entre os 20 maiores do agronegócio do País, existem quatro cidades sul-mato-grossenses: Maracaju que lidera o ranking estadual e 8º no nacional, com índice de 0,9375; seguido por Sidrolândia, com 0,9272, em 12º no Brasil; Rio Brilhante, com 0,9248, ocupando a 13ª posição nacional; e em quarto no Estado e 17º nacionalmente aparece Chapadão do Sul.

O agronegócio foi um dos setores de maior contribuição para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul nos últimos anos, gerando quase R$ 19 bilhões de riquezas ao Estado. A importância do setor que representa 17,10% de todo o PIB estadual que era de R$ 106 bilhões no último levantamento do IBGE (2019).