Com a abertura de 4.746 empresas no primeiro semestre deste ano, Mato Grosso do Sul registrou o melhor índice para o período em toda a série histórica registrada pela Junta Comercial estadual (Jucems), desde o ano 2000. No mesmo período do ano passado foram registradas 4.674 empresas, que era até então o melhor índice.
O destaque foi o setor de serviços, com 3.235 empresas abertas de janeiro a junho de 2022, representando 68,16% do total. No comércio foram 1.325 empresas (27,92%) e outras 186 empresas no setor de indústrias (3,92%) dentro do período.
Augusto de Castro, presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, revelou que houve crescimento no número de empresas abertas através do registro automático, sendo 3.074 (64,77%) do total de 4.746 novos negócios.
"O usuário utilizando modelo padrão disponível no Sistema de Registro Mercantil obtém de forma instantânea ao final do processo o seu CNPJ", resumiu.
O secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destacou que a modernização da Jucems resultou em um bom desempenho. “Hoje tem todos os serviços disponíveis em plataforma digital, sem a necessidade da presença física dos usuários para o atendimento, ajudou no resultado positivo”.
Fechamentos
O número de fechamentos de empresas no primeiro semestre de 2022 totalizou 2.285 empresas, sendo o maior da série histórica para o período. Do total de estabelecimentos fechados no primeiro semestre, 1.173 (51,33%) são do setor de serviços, 983 (43,02%) do setor do comércio e 129 (5,65%) do setor industrial.
A Junta Comercial também disponibiliza o serviço automático para o fechamento dos negócios, sendo que no período levantado, 919 (40,21%) optaram pela forma automática.
Segundo o presidente da Jucems, o crescimento no volume de fechamentos é reflexo dos ajustes nos setores econômicos decorrentes dos efeitos da pandemia, além da extinção de cobrança da taxa para o serviço pelas juntas comerciais brasileiras, que foi determinada pela Lei da Liberdade Econômica, beneficiando os empreendedores.
“Impactando principalmente no setor do comércio. Enquanto no período as empresas abertas no setor representaram 1.325 estabelecimentos (27,92%) os fechamentos totalizaram 983 firmas (43,02%,), ficando com saldo positivo de 342 empresas no período”, complementou.