Veículos de Comunicação

CBN Finanças

Nova fase do Pronampe libera contratação de empréstimos por MEI e pequenas empresas

Programa prevê quitação das dívidas em até 48 meses e deve ser liberado na próxima segunda-feira (22)

Programa prevê quitamento das dívidas em até 48 meses e deve ser liberado na próxima segunda-feira (22) - Foto: Arquivo CBN CG
Programa prevê quitamento das dívidas em até 48 meses e deve ser liberado na próxima segunda-feira (22) - Foto: Arquivo CBN CG

Uma nova fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) começa na próxima semana, com a liberação de empréstimos, a partir do dia 25, com condições especiais.

A retomada do programa é regulamentada por uma portaria publicada em Diário Oficial da União, autorizando as instituições financeiras participantes a concederem crédito até 31 de dezembro de 2024.

Hudson Garcia, economista e colunista da rádio CBN Campo Grande falou sobre esse assunto na coluna CBN Finanças desta sexta-feira (22). Citando as principais mudanças, Hudson destacou que as empresas com faturamento de até R$ 300 milhões também poderão ter acesso a linha de financiamento.

“O que é importante que os empresários saibam é que essa linha de financiamento do governo federal, com essas mudanças, ela passa a não exigir mais aquelas CNDs federais, que estão relativas aos simples nacional ou FGTS, INSS, as instituições financeiras passam a não ter mais a exigência de solicitar essa documentação”, explicou.

O programa tem taxa de juros atrelada à Selic, que atualmente está em 13,25%, mais 6%. O contratante prevê a quitação das dívidas em até 48 meses, com carência de até 11 meses para até 30% do faturamento de 2021 ou R$ 150 mil, liberando a escolha de menor valor.

Confira a coluna completa: