
A Polícia Federal com apoio do Exército Brasileiro, deflagrou a Operação Oplá em Maracaju e Campo Grande nesta sexta-feira (14). O objetivo é reprimir o trânsito e comércio ilegal de armas de fogo como pistolas e fuzis e munições de grosso calibre desviadas de possíveis caçadores, atiradores e colecionadores ou até clube de tiro e armeiros.
A operação ocorre devido à prisão em flagrante de um homem que portava três pistolas 9mm, quatro fuzis, munições, coletes balísticos com identificações falsas da Policia Civil, dentre outros materiais no último dia 4 de outubro.
Segundo as investigações, esse tipo de munição estaria em nome de pessoas (laranjas) e, possivelmente, serviriam para o uso por parte de organizações criminosas dedicadas à prática de crimes violentos, como roubos a comércios, bancos e até tomada de cidades.
A operação ocorre devido à prisão em flagrante de um homem que portava três pistolas 9mm, quatro fuzis, munições, coletes balísticos com identificações falsas da Policia Civil, dentre outros materiais no último dia 4 de outubro. O nome da operação é de origem grega (όπλα) e significa armas.