Veículos de Comunicação

CBN Saúde

Papel da escola é fundamental para combate à ansiedade e depressão

Relações interpessoais mais frágeis e descompromissadas podem auxiliar no desencadeamento de sintomas de depressão e ansiedade

Alberto Mesaque, doutor em psicologia e professor da UFMS - Foto: Isabelly Melo/CBN CG
Alberto Mesaque, doutor em psicologia e professor da UFMS - Foto: Isabelly Melo/CBN CG

O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 18 milhões de brasileiros tomados por sentimentos como apreensão e medo de um perigo desconhecido, típicos da ansiedade.

No "Agosto Verde", mês de enfrentamento e prevenção à depressão, a CBN Campo Grande conversou com o doutor em psicologia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Alberto Mesaque, no quadro CBN Saúde desta quinta-feira (18).

“A depressão não é um aspecto individual das pessoas. A gente precisa olhar para a nossa época, antes a gente não tinha tantos casos como a gente tem hoje”, destacou o profissional ao dizer que, o modo de vida e da sociedade atual, favorecem o desencadeamento de doenças como ansiedade e depressão, seja em jovens ou velhos.

Alberto falou sobre a influência do período de home office e aulas a distância no retorno do contato presencial, principalmente dos estudantes. Ele disse que as relações interpessoais mais frágeis e descompromissadas, como acontecem hoje, podem auxiliar no desencadeamento de sintomas das doenças.

Saiba mais na entrevista completa: