A pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães, realizada pelo Procon de Campo Grande, mostra que 69% dos consumidores entrevistados pretendem presentear na data. Segundo o órgão, cerca de 42% das mulheres presenteadas serão mães, 19,1% esposas; 15,3% sogras; 8% madrastas; 6,1 % avós; 6,1% outras; e, 3,4% filhas. Cerca de 17% não irão presentear e 14% ainda não se decidiram.
O levantamento foi feito entre os 25 e 27 de abril, onde foram ouvidas 210 pessoas por meio de questionário. Dentre os itens mais procurados estão as flores, com 19,4%, em seguida vêm os perfumes/cosméticos, chocolates, roupas, acessórios, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos.
A pesquisa também constatou que 89,8% das pessoas consideram que o presente está mais caro em relação ao ano passado. Em 2021, uma pesquisa do Procon-MS apontou variação de até 189% entre os produtos de floricultura. Conforme levantamento do município, cerca de 47,3% devem gastar entre R$ 100,00 a R$ 200,00, – 40,6% preferem menos de R$ 100,00; – 10,3% entre R$ 200,00 a R$ 500,00; e, apenas 1,8% acima de R$ 500,00.
A maior parte dos entrevistados, 20%, ainda não se decidiu onde irá adquirir o presente. Para ajudar os pequenos comerciantes, que sofreram queda nas vendas durante a pandemia da Covid-19, o consumidor pode optar
por comprar em lojas de bairros.
O levantamento apontou que 18,8% dos consumidores pretendem comprar de pequenos consumidores, em lojas de bairro; já 18,8% em shoppings centers; 17% no comércio popular; 14,5% pela internet; 10,9% de revendedores de cosméticos e 20%, ainda não se decidiu onde irá adquirir o presente.