Veículos de Comunicação

Economia

PIB de MS é um dos que mais crescem no Brasil desde 2020

Estado aponta expectativa para Valor Bruto de Produção em R$ 82 milhões neste ano

Alto preço da soja e milho no mercado mundial foram fatores que influenciaram crescimento - Foto: Portal MS
Alto preço da soja e milho no mercado mundial foram fatores que influenciaram crescimento - Foto: Portal MS

Com maior incremento entre os anos de 2020 a 2022, Mato Grosso do Sul obtém o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ranking nacional. Segundo levantamento feito pela MB Associados, o estado detém 4,9% de alta, seguido de Tocantins (4,7%) e Goiás (4,5%). De acordo com a Secretaria de Estado de Estado de Meio Ambiente, Desnvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), esses estados tendem a apresentar as altas mais intensas do PIB se comparado com 2019, o ano anterior à crise sanitária.

Conforme análise do secretário da Semagro, Jaime Verruck a estimativa é que a rentabilidade na agropecuária supere os R$ 82 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP) em MS, puxada principalmente pelo alto preço da soja e milho no mercado mundial. Para 2022, a estimativa, segundo levantamento, é de crescimento de 1,4% no PIB. No mês passado, o Boletim Focus, editado pelo Banco Central com base em levantamentos da Tendência Consultoria, já havia sinalizado avanço do PIB regional, atribuindo a MS uma previsão de crescimento de 1,6%. 

Ainda de acordo com o levantamento, a previsão para 2022 inclui 14 unidades da federação na lista de estados com índices acima do PIB nacional. Para o secretário de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck o impulso nas riquezas do Estado vem de fatores como mercado do agronegócio, agroindustrialização e investimento público direto.

No caso da agroindustrialização, há uma forte atração de grandes empreendimentos na celulose, no setor de mineração, piscicultura e suinocultura. Segundo a secretaria, Mato Grosso do Sul gerou mais de 3 mil vagas apenas no agro neste ano", relembrou.
 

"Hoje o MS é o quinto lugar em grãos no Brasil, o quarto maior produtor de carne bovina e o sétimo em suínos e aves", enfatizou. Além disso ele frisa que a Semagro recebeu a sinalização de que as indústrias e etanol de milho como a Inpasa e Neomille vão iniciar suas operaçãos ainda neste ano agregando valor a produção e garantindo mais renda a população de cidades como Dourados e Maracaju.