Foi deflagrada na terça-feira (26) a Operação ‘Frete Livre’, que prendeu quatro indivíduos em flagrante por posse de arma de fogo e tentativa de roubo. A investigação foi desencadeada para identificar uma quadrilha que, desde março, praticava roubos de carretas na capital.
A operação foi realizada entre a Polícia Civil de Mato grosso do Sul (PCMS) e a Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DEFURV), a investigação continua e o objetivo é identificar eventuais comparsas.
O golpe conhecido como ‘falso frete’, funcionava da seguinte forma; Os suspeitos entravam em contato com motorista da carreta para contratar o frete, quando o motorista chegava com o veículo no local combinado era abordado pelos investigados, sob a mira de uma arma de fogo e, em seguida, era anunciado o assalto. Na ocasião, a vítima era levada para um cativeiro e lá permanecia até que a carreta chegasse ao destino.
Dois suspeitos foram identificados com um dos veículos utilizados nas abordagens dos motoristas e após interrogados, confirmaram participação nos falsos fretes, indicando, inclusive, onde estaria a arma utilizada nos crimes e outros comparsas.
Na residência indicada foi encontrado o revólver calibre 38, com cinco munições intactas, um aparelho bloqueador de sinal – utilizado em roubos e furtos de veículo – uma algema, utilizada para manter as vítimas em cativeiro, e outro veículo que os suspeitos usavam para abordar as vítimas. Todos os suspeitos foram presos em flagrante pela tentativa de roubo majorado. Um deles foi autuado por posse de arma de fogo.