A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Isótita, com o objetivo de apurar fraudes em licitações para aquisição de produtos alimentícios de merenda escolar. O principal foco da operação é apurar desvios de recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
No decorrer da investigação, foi identificado que empresários do ramo de comércio atacadista do estado teriam utilizado documentos falsos para se beneficiarem de tratamento diferenciado, dispensado às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) em procedimentos licitatórios.
Conforme a PF, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois na casa de empresários investigados e um na casa de um servidor público. O quarto mandado foi em uma empresa.
Além do crime de peculato, a Polícia Federal apura também possível prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, uma vez que foram constatadas transações financeiras atípicas entre empresários e servidores públicos.