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Porto Murtinho recebe licença para novo porto multifuncional e amplia corredor da Rota Bioceânica

Empreendimento de R$ 180 milhões deve transformar o município em um dos principais hubs logísticos do corredor bioceânico

Licenciamento reforça a integração logística entre Brasil, Paraguai e Argentina - Reprodução/Semadesc
Licenciamento reforça a integração logística entre Brasil, Paraguai e Argentina - Reprodução/Semadesc

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou nesta quarta-feira (3) a entrega do licenciamento ambiental e da licença de instalação para o novo porto multifuncional de Porto Murtinho, empreendimento estimado em R$ 180 milhões e que será implantado pela PTP Group.

A autorização foi anunciada durante reunião entre o governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e a delegação argentina da província de Entre Ríos, que destacou a relevância do investimento para a integração regional.

Com a nova estrutura, Porto Murtinho deve alcançar três portos em operação e fortalecer o corredor logístico formado pela Rota Bioceânica e pela hidrovia do rio Paraguai. Segundo Verruck, o projeto amplia a capacidade de movimentação de cargas e aproxima Mato Grosso do Sul de novos mercados. “A gente chama o porto de multiuso porque ele vai trabalhar com fertilizantes, grãos e containers. A hidrovia se conecta à Rota Bioceânica e cria uma logística mais eficiente para o estado”, afirmou.

Impacto do novo porto

O secretário destacou ainda que o empreendimento funciona como elo para intensificar a entrada de produtos no Brasil, ampliando o fluxo comercial e reduzindo custos, além de favorecer a competitividade e ajuda no preço dos grãos e na compra de insumos.

O CEO da PTP Group, Guillermo Misiano, reforçou que o movimento amplia a atuação da empresa no rio Paraguai e fortalece a ligação entre Brasil e Argentina. “A PTP opera em toda a hidrovia e agora investe no Brasil. A estrutura portuária consolida essa relação entre Mato Grosso do Sul e Entre Ríos e amplia o potencial da Rota Bioceânica”, comentou.

O avanço do porto ocorre em paralelo às obras da ponte binacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, que já alcançou 80% de execução. O acesso brasileiro, com 13,1 km de extensão ligando a BR-267 à ponte, também segue em construção com investimento federal de R$ 472 milhões. Quando concluída, a rota deve reduzir em até 23% o tempo de viagens para a Ásia pela costa do Pacífico.

Benefícios para Porto Murtinho

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, destacou que o município vive um momento histórico impulsionado por investimentos estaduais que ultrapassam R$ 80 milhões em infraestrutura, saúde e educação. “Temos duas vertentes fundamentais para nosso desenvolvimento, a Rota Bioceânica e o rio Paraguai. Grandes empresários estão percebendo esse cenário e colocando Porto Murtinho no mapa nacional da logística”, afirmou.

Com o novo porto multifuncional, a região consolida um papel estratégico na integração sul-americana e se posiciona como um dos principais hubs logísticos do Cone Sul.