Os prazos para a averiguação e revisão dos dados das famílias inscritas no Cadastro Único foram prorrogados. As famílias que estão no processo de Revisão Cadastral antes teriam até o dia 15 de julho para realizar a atualização dos dados, mas agora a data limite para a alteração é até o dia 14 de outubro. Já as famílias que estão em Averiguação Social ou foram convocadas pelo processo de Focalização do Auxilio Brasil tem até o dia 12 de outubro.
O CadÚnico é um pré-requisito necessário para programas como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e também o Bolsa Verde.
O Cadastro Único é uma base de informações que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Para fazer a atualização, o interessado precisa realizar o pré-cadastro pelo Aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. Após a inserção dos dados será necessário comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único na cidade do solicitante no prazo de 120 dias para levar os documentos de identificação das pessoas da família e complementar outros dados que são essenciais.
No dia do comparecimento ao posto de atendimento, não é necessário que todos os integrantes da família compareçam, Basta ser maior de 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. A pessoa que realizar o cadastro ficará como Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único. O RUF deverá comparecer levando apenas o CPF ou o Título de Eleitor.