Você sabia o consumo de vinhos por habitante no Brasil é de 1.8 litros? Pois bem, durante a pandemia de covid-19, esse índice aumentou para quase 2 litros. Durante a Feira de vinhos Pro Wine em São Paulo, representantes do setor discutiram estratégias que podem mudar o comportamento do consumidor. Diogo Wendling, colunista do Por Trás do Rótulo da Rádio CBN Campo Grande, está na capital paulista e conta algumas curiosidades da exposição.
“No painel, o debate foi sobre as ações em torno da bebida e o que chama a atenção é o comportamento do consumidor para que o mercado cresça. Durante a pandemia, houve aumento no consumo, de 1.8 a 2.0 litros por habitante, que chegou a subir a 2.6, quase 2.8 litros. Os Estados Unidos lideram esse tipo de consumo de 12 litros por pessoa. Em cinco ou 10 anos, a expectativa é dobrar essa quantidade”, ressalta.
Diogo afirma que é fundamental o autoconhecimento no vinho, além de beber e prestar atenção no que você gosta. "Prestar atenção no paladar, se está amarrando na sua boca, se você gosta do sabor. Degustar e anotar as sensações do vinho. Provavelmente alguma coisa, o tanino, acidez, o sabor, algo que seu paladar se adapte. Daí você consegue descobrir o que mais te agrada”, explica. Confira: