Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

Projeto da Aegea Saneamento vai transformar lodo do esgoto em fertilizante

O diretor de relações institucionais da empresa, Paulo Antunes, conversou com a rádio CBN Campo Grande

Diretor de relações institucionais da Aegea Saneamento, Paulo Antunes - Foto: Isabelly Melo
Diretor de relações institucionais da Aegea Saneamento, Paulo Antunes - Foto: Isabelly Melo

Na manhã desta sexta-feira (16), a rádio CBN Campo Grande conversou com o diretor de relações institucionais da Aegea Saneamento, Paulo Antunes, que falou sobre a importância das empresas investirem em recursos humanos, meio ambiente e governança. A Aegea é a proprietária da Águas Guariroba e de outras 153 empresas espalhadas por todo o país.

Durante a entrevista, Paulo destacou um trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa em relação ao lodo que sai do esgoto. Em todo Mato Grosso do Sul, a Aegea produz 500 toneladas de lodo por mês nas 68 cidades atendidas pela empresa. O diretor explica o que a instituição faz com esse lodo. “Fizemos muitos testes, agregando o lodo com o esterco de boi. Todos os testes realizados ao adicionar 10% de lodo e 90% de esterco nós criamos um fertilizante novo e altamente eficiente que pode ir para o solo, recompor o solo de uma forma muito melhor que um fertilizante mineral. O resultado disso é que não teremos mais lodo nos aterros de Mato Grosso do Sul. Outro resultado é que 20% dessa produção que pode chegar a mil toneladas por mês, nós faremos a doação para um programa estadual que visa atender pequenos produtores, assentamentos, áreas degradadas e o nosso próprio viveiro que produz mudas para serem plantas em todas as cidades do estado”, conta.

De acordo com Paulo, a previsão é que até o final deste mês a Aegea assine com a empresa parceira o termo de cooperação para que o projeto seja colocado em prática.

Confira a entrevista completa abaixo: