Veículos de Comunicação

Interior

Projeto de lojas free shop no estado terá primeira unidade em Corumbá

No Brasil, somente 26 cidades conseguem entrar nesse formato de negócio e MS tem cinco municípios enquadrados

Até fevereiro de 2023, Corumbá terá instalada a primeira loja free shop de MS - Divulgação
Até fevereiro de 2023, Corumbá terá instalada a primeira loja free shop de MS - Divulgação

Até fevereiro de 2023, Corumbá terá instalada a primeira loja free shop do Mato Grosso do Sul. O empreendimento será especializado na venda de vinhos e ficará na rua Frei Mariano, principal via do município, que faz fronteira com a Bolívia. A proposta desse tipo de comércio é agregar ações em torno do turismo nessas regiões fronteiriças.

Na região de Corumbá, por conta da pesca esportiva, em torno de 30 mil pessoas visitaram a cidade neste ano, conforme dados da prefeitura local. Esse número tende a ser maior porque viajantes da Bolívia não foram contabilizados, bem como visitantes que não estão focados apenas na pesca e nos barcos hotéis.

O empresário que confirmou a abertura da loja informou que pretende estar em funcionamento antes do Carnaval para aproveitar o fluxo de pessoas que a data acaba mobilizando. “Estamos com a estrutura pronta e finalizando a parte de documentos. Até antes do Carnaval acredito que estaremos de portas abertas”, afirmou Antônio Mira.

As regras para que essas lojas possam funcionar entrou em vigor a partir da Instrução Normativa 1799, de 2018, após publicação feita pela Receita Federal. A lei federal que instituiu esse tipo de comércio é a de nº 12.723, de 2012. Em todo o Brasil, somente 26 cidades podem instalar free shops, pelo fato de estarem em região de fronteira.

No Mato Grosso do Sul há cinco municípios com esse potencial de negócio: Bela Vista, Corumbá, Ponta Porã, Porto Murtinho e Mundo Novo. Com as lojas free shop, há isenção de ICMS, o que reduz o valor dos produtos disponíveis. Ao mesmo tempo, há uma restrição no limite de compras por parte dos clientes. Em aeroportos já existe esse tipo comércio.

Temos o turismo de pesca muito consolidado. E com as free shops, acredito que podemos ampliar ainda mais a quantidade de pessoas que visitam nossa cidade. Isso é bom para comércio local e para toda a economia”, opinou o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.