O projeto de remodelação da iluminação pública em toda a cidade de Corumbá, a 427km de Campo Grande, está com etapa de consulta pública disponível até esta quarta-feira (27). Moradores podem indicar, por exemplo, a necessidade de instalação de postes e garantia de serviços. A obra será executada por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
A remodelação da iluminação pública no município, com a instalação de 16,6 mil pontos de iluminação, tem prazo de 15 anos para ser atendida. A falta de luz gera problemas como sensação de insegurança e ocorre na cidade principalmente na parte alta, região que está em crescimento e fica atrás do morro do Cristo do Pantanal.
Está incluso a atualização de todo o parque de iluminação da cidade com uso de tecnologia LED, tanto no núcleo urbano quanto nos distritos municipais, com a implantação de um Centro de Controle Operacional, com tecnologia de telegestão nas principais vias do município.
A proposta ainda envolve a valorização de pontos turísticos de Corumbá a partir de iluminação específica. Nesse sentido, na região do Porto Geral, ainda existem pontos falhos, onde não há luz. Uma dessas áreas fica na Ladeira Cunha e Cruz, em escadaria que dá acesso a mirante.
Os interessados em participar da consulta pública podem manifestar-se sobre o processo encaminhando mensagem eletrônica para o Conselho Gestor de Parcerias Público-privadas através do endereço eletrônico [email protected].
Elaborado em formulário padrão próprio, disponível no sítio eletrônico, indicando o texto e o item do documento questionado. O processo de apresentação do projeto para debate com a sociedade será feito em audiência pública prevista para o dia 21 de julho. O horário e local ainda vão ser definidos.
O projeto, estruturado com o assessoramento da Caixa Econômica Federal (CAIXA), conta com apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)., após a cidade ser selecionada no chamamento público para estruturação de projetos em iluminação pública, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parcerias (FEP), coordenado pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME).