A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, na quinta-feira (28), 11 projetos durante a sessão ordinária. As propostas vão de políticas públicas voltadas à juventude até a criação de datas comemorativas e a concessão de títulos de “Visitante Ilustre”.
Um dos destaques foi a aprovação, em regime de urgência, do projeto que institui a Política Municipal de Incentivo ao Jovem Empreendedor. A medida pretende fomentar a cultura empreendedora entre os jovens e prevê programas de microcrédito. A proposta é do vereador Maicon Nogueira.
O parlamentar também conseguiu aprovar o Programa Jovem Embaixador da Sustentabilidade, que busca capacitar e engajar jovens na redução da produção de lixo e em práticas sustentáveis, dentro do conceito Lixo Zero. O programa será voltado a moradores de 15 a 21 anos, estudantes ou egressos da rede pública, com perfil de liderança e envolvimento em atividades sociais.
Durante a votação, Maicon lembrou que Campo Grande tem cerca de 240 mil jovens e é a capital com maior proporção dessa população no país. Ele disse ainda que a Câmara já aprovou 20 projetos voltados à juventude só neste ano.
Em outra frente, os vereadores aprovaram a criação do Dia Municipal do Johrei, a ser comemorado em 15 de junho. O projeto, de Flávio Cabo Almi e Beto Avelar, define Johrei como prática espiritual de canalização da Luz Divina para purificação do espírito.
Também passou em segunda discussão a proposta do vereador Otávio Trad que estabelece critérios mais rígidos para a criação de datas comemorativas na cidade, alinhados à Lei Federal nº 12.345/2010.
Títulos de Visitante Ilustre
Sete personalidades foram agraciadas com o título de “Visitante Ilustre” de Campo Grande.
- O vereador Leinha indicou os advogados Augusto César Mendes Araújo, Zanone Manuel de Oliveira Júnior e Giovanni Caldas Vieira Machado.
- O vereador Veterinário Francisco propôs homenagens ao deputado federal Pastor Eurico, ao deputado Marcelo Crivella e à senadora Damares Alves, que participam do I Encontro Político de Lideranças Cristãs em 12 de setembro.
- Já Herculano Borges apresentou o projeto que concede o título a Tatiana Thomaz Monteiro de Barros, fundadora e presidente do movimento União BR.