Veículos de Comunicação

ENTREVISTA

Recorde de drogas apreendidas em MS marca atuação do DOF em 2025

Diretor Wilmar Fernandes detalha combate ao narcotráfico, diferenças na fronteira e impacto de investimentos em segurança

Apreensão de 1,5 tonelada de droga em Maracaju - Foto: Reprodução/DOF
Apreensão de 1,5 tonelada de droga em Maracaju - Foto: Reprodução/DOF

Mato Grosso do Sul já soma mais de 110 toneladas de drogas apreendidas em 2025, além de 375 mil pacotes de cigarros e mais de 400 veículos recuperados ou retidos em operações de fronteira.

Os números foram apresentados pelo tenente-coronel Wilmar Fernandes, diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em entrevista ao programa Microfone Aberto, da Massa FM, nesta terça-feira (19).

Segundo o oficial, o enfrentamento ao narcotráfico segue como prioridade por financiar o crime organizado. “Nosso combate em primeiro momento é combater o tráfico de entorpecentes e os demais crimes transfronteiriços em segundo plano”, afirmou.

Fronteiras com características distintas

Fernandes explicou que a fronteira com o Paraguai é seca, o que facilita a entrada de criminosos em qualquer ponto. Já na Bolívia, o estreitamento por Corumbá concentra o tráfico de cocaína, enquanto o Paraguai é a principal rota da maconha.

Tenente-coronel Wilmar Fernandes nos estúdios da Massa FM Dourados – Foto: Raíssa Vitória/Portal RCN67

Investimentos ampliam resultados

Com a incorporação de um helicóptero avaliado em R$ 30 milhões e a estrutura de hangar próprio, o DOF passou a atuar com apoio aéreo permanente. “Com a aeronave, o alcance das equipes se amplia exponencialmente e os resultados aparecem nas apreensões”, destacou.

Cooperação entre forças policiais

Ao completar 38 anos, o DOF mantém a tradição de integração entre policiais militares e civis. Atualmente, atua em parceria com a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron) e forças de outros estados, como Goiás e Paraná, em operações conjuntas.

Medalha Águia da Fronteira

Nesta quarta-feira (20), em Dourados, será realizada a solenidade da Medalha Águia da Fronteira, criada em 2002. A homenagem vai reconhecer autoridades, empresários, produtores rurais e integrantes de polícias especializadas que colaboram com o trabalho na região. O evento integra as comemorações pelos 38 anos do departamento.

“Os produtos que apreendemos e evitamos que entrem no nosso país refletem na segurança pública do Brasil como um todo”, concluiu Fernandes.

Confira a entrevista na íntegra: