Veículos de Comunicação

Saúde

SES entrega monitores de sinais vitais para hospitais de MS

Equipamentos serão utilizados em unidades de saúde nos municípios

- Foto: Bruno Rezende/ Portal MS
- Foto: Bruno Rezende/ Portal MS

O Ministério da Saúde enviou ao estado nesta terça-feira (26), 100 monitores multiparamétricos que auxiliam no monitoramento de sinais vitais de pacientes internados em uniades de saúde. Os equipamentos serverm tanto na área de cirurgia quanto para pronto atendimento. O valor total dos aparelhos de aproxima de R$ 4 milhões, sendo o custo de cada unidade aproximado a R$ 40 mil.

A doação dos equipamentos faz parte do projeto para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), uma parceria entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB) e a Lifemed, empresa que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares. 

Firmada em 2013, a parceria entre as instituições visa a cooperação mediante acordo entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS.

Segundo a coordenadora geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em MS, Silvia Raquel Bambokian, a transferência de tecnologia do implemento da estrutura da logística do Sistema Único de Saúde é muito importante. “Esses equipamentos vão aprimorar o atendimento e garantir uma saúde de qualidade e de resolutividade a toda população sul-mato-grossense”.

O coordenador de projetos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB), Paulo Eduardo Silva Barbosa, é o único laboratório público credenciado responsável pela montagem dos equipamentos pela Anvisa.

“A parceria para o desenvolvimento produtivo é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa incorporar tecnologias estratégicas ao SUS. Ela consiste para uma tecnologia específica de um parceiro público – (que realiza essa internalização visando melhorias para o SUS) e outro privado – (detentor da tecnologia). Desta forma, lá no laboratório da Universidade Estadual da Paraíba, nós temos a capacidade de montagem dos equipamentos que estão nesta PDP, somos o único laboratório público, com uma linha de produção totalmente acreditada pela Anvisa no setor público”, explica Barbosa.