Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

Traficante é flagrado retirando filhotes de papagaios em área de reserva

Policiais da PMA de Mundo Novo estavam dentro da propriedade orientando moradores sobre os problemas do tráfico de animais quando avistaram o criminoso

Policiais da PMA de Mundo Novo estavam dentro da propriedade orientando moradores sobre os problemas do tráfico de animais quando avistaram o criminoso - Foto: Divulgação/PMA
Policiais da PMA de Mundo Novo estavam dentro da propriedade orientando moradores sobre os problemas do tráfico de animais quando avistaram o criminoso - Foto: Divulgação/PMA

Na tarde de domingo (19), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mundo Novo flagrou um homem saindo da uma propriedade rural, no município de Eldorado, com uma caixa de papelão, durante fiscalização relativa à operação Bocaiúva. Ao avistar a viatura, o homem abandonou o objeto e adentrou à mata.

Apesar de diligências na região, a equipe não localizou o criminoso, no entanto, a caixa foi resgatada com quatro filhotes de papagaio-verdadeiro, que o infrator havia retirado de ninhos na reserva.

CRAS estadual vai decidir sobre reabilitação das aves até à soltura.  Foto: Divulgação/PMA

No momento do flagrante, os policiais estavam dentro da propriedade rural orientando às pessoas sobre os problemas relativos ao tráfico de animais e monitorando ninhos nas áreas de florestas da fazenda.

“O traficante não obteve êxito em retirar grande quantidade de filhotes, indicando a importância deste tipo de operação preventiva, pois, se não fosse a fiscalização, o infrator poderia retirar dezenas de filhotes para serem traficados”, declarou a PMA, em nota.

Os filhotes foram encaminhados para a fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no município de Itaquiraí, que possui um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), com estrutura adequada para atendimento médico veterinário de animais silvestres.

Conforme a PMA, os filhotes serão acompanhados por médico veterinário na fazenda, ficando à disposição dos técnicos do CRAS de Campo Grande, cabendo ao CRAS estadual a decisão sobre a remoção à Capital ou a reabilitação na própria fazenda até à soltura.