RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Bolívia anuncia localização de maior poço do país com capacidade de fornecer gás natural

Divulgação está no radar do Estado, que pode lucrar com importação

Por Rodolfo César, de Corumbá, e Giovanna Dauzacker
07/02/2022 • 16h54
Compartilhar

O governo boliviano anunciou que o poço Margarita tem capacidade para fornecer 3 milhões de m³ de gás natural por dia. Essa é a maior capacidade em um único poço para o país vizinho. A reserva está concentrada na região de Oruro, entre os Departamentos de Tarija e Chuquisaca.

A exploração no local acontece com convênio entre a YPFB, estatal boliviana equiparada a Petrobras, e a empresa energética espanhola Repsol.

As escavações na região começaram neste ano e o anúncio foi feito após estudos para identificar a capacidade do poço. A divulgação sobre a capacidade de produção foi feita pelo próprio presidente boliviano Luis Arce.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a Bolívia está com defasagem para fornecimento de gás natural no contrato de exportação que tem com a Petrobras, via gasoduto Brasil-Bolívia. O país vizinho, algumas vezes, reduz a exportação por problemas técnicos.

Além disso, o gasoduto tem capacidade de transportar 10 milhões de m³ dia, quantidade essa que está ociosa, apesar de haver demanda no Brasil.

Mato Grosso do Sul monitora a situação porque a importação de gás natural gera interesse local. A nacionalização da molécula é feita em Corumbá.

Com ICMS, Mato Grosso do Sul tem possibilidade de receber valor superior a R$ 1 bilhão. Em 2019, a arrecadação com o gás natural representou 30% do total obtido com o imposto.

O governo boliviano ainda não divulgou quando esse poço será operacionalizado para a venda do gás natural.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande