RÁDIOS
Campo Grande, 18 de julho

Como foi a Proclamação da República no país?

Durante o movimento nacional, Mato Grosso do Sul estava sendo processado

Por Isabela Duarte
15/11/2023 • 17h00
Compartilhar

Há 134 anos, o Brasil passava por uma revolução políica, libertando-se do regime monárquico. A Proclamação da República, comemorada no dia 15 de Novembro, relembra este momento da história do país e os primeiros passos da República.

Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, mas a República já era um sonho – e um plano – muito anterior a Deodoro da Fonseca, que precisou ser convencido a proclamar o novo governo do país.

O historiador militar Wellington Corlet dos Santos conta que o primeiro partido replubicano foi ainda nos tempos do rei, em 1871. Enquanto todo esse movimento ocorria no país, no território que hoje é Mato Grosso do Sul, ainda havia consequências da Guerra do Paraguai e uma luta judicial estava sendo travada pelos herdeiros de Solano Lopes, presidente do Paraguai durante a guerra.

Confira essa história completa na matéria especial:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande