Campo Grande, 26 de setembro
28º C
(67) 99229-0519

Exame de corpo de delito será realizado na Casa da Mulher Brasileira

Atualmente, as vítimas de violência doméstica são atendidas pelo Instituto Médico Legal

Por Thais Cintra/ CBN
14/01/2021 • 12h40
Compartilhar

A Casa da Mulher Brasileira vai oferecer um novo serviço para melhorar o atendimento às vítimas de violência. O exame de corpo de delito, hoje realizado apenas no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), será realizado na Casa da Mulher Brasileira ainda em 2021. Em 2020, 39 feminicídios foram registrados em Mato grosso do Sul, conforme dados do Ministério Público do Estado. De 2016 até o momento, 164 mulheres foram assassinadas no Estado. 

O atendimento na Casa da Mulher Brasileira às mulheres vítimas de violência doméstica é humanizado, e a instituição, foi a primeira do país a ser implementada neste sentido. Atualmente, integram no mesmo espaço os seguintes serviços: recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Juizado da 3ª Vara, Promotoria, Defensoria Pública, Serviço de Promoção de Autonomia Econômica, espaço de cuidado das crianças. 

Outros serviços como, brinquedoteca, alojamento de passagem, central de transportes, Patrulha Maria da Penha, Programa Mulher Segura do Estado (PROMUSE) e Serviço Psicossocial Continuado (CONTE), também são oferecidos. 

Ampliando os serviços 

O projeto da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU), incentiva a geração de renda, por meio de ações sociais e econômicas, empreendedorismo e da igualdade de oportunidades no mundo do trabalho, em três áreas: culinária, artesanato e sabão líquido caseiro.

Em 2020 foram realizados 11 cursos de sabão líquido caseiro, 11 de culinária e 6 cursos de artesanato, beneficiando 341 mulheres. Além do projeto Semu nos Bairros, a parceria com a Fundação Social do Trabalho – FUNSAT – permitiu a realização de 2 cursos de Higienização e Manipulação de Alimentos, atingindo 100 pessoas.

Além disso, a SEMU também realizou o curso de Pão Caseiro, em parceria com a Farinha Rosa Branca, com a participação de 12 pessoas. Vale ressaltar que devido a pandemia os cursos tiveram que ser interrompidos e a previsão é que retornem em fevereiro de 2021.

jpnews · Exame de corpo de delito será realizado na Casa da Mulher Brasileira

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande

VEJA MAIS