RÁDIOS
Campo Grande, 21 de janeiro
29º C

Piemonte: Vinhos nobres das regiões mais elegantes da Itália

Viagem de Diogo Wendling ao norte do país, rendeu experiências com espumantes e trufas sofisticados

Por Thais Cintra
14/01/2022 • 16h10
Compartilhar

A coluna Por Trás do Rótulo nesta sexta-feira (14), traz vinhos elegantes da cultura italiana na região Piemonte, no norte do país. O especialista na bebida, Diogo Wendling, fez uma viagem ao local, que oferece o espumante de Asti bastante famoso no Brasil.

“Ele é levemente gaseificado com teor de açúcar mais elevado e que combina muito com sobremesas. A cidade é muito próxima de Alba, de onde vem as trufas famosas como o ‘Bianco e Nero’. O vinho é da Tenuta La Meridiana. O Rótulo Le Gat é envelhecido em barril de carvalho durante 12 meses, o que traz bastante elegância à bebida”, resenhou.

Curiosidade

Para você que imaginou as “trufas” citadas pelo colunista como especiarias a base chocolate, se enganou. As trufas o qual ele se refere são as (tartufo em italiano), corpos frutíferos de um tipo de cogumelo que se formam no subsolo.

Eles pertencem à família de fungos, cujo nome científico é Tuberaceae. O ciclo de vida das trufas ocorre inteiramente embaixo da terra, e por isso, é chamado de ipogeo. E uma das condições vitais para as trufas surgirem e crescerem é a simbiose com plantas arbóreas. Ouça a coluna completa: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande