RÁDIOS
Campo Grande, 15 de julho

Redução de ICMS nas contas de luz e telefone pode chegar a 30% em 2022

Imposto mais baixo é bom para consumidor, mas ainda assim governo terá impactos negativos com perda de R$ 26 bilhões

Por Thais Cintra
01/12/2021 • 15h00
Compartilhar

A redução de até 30% no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas contas de luz e telefone foi anunciada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o colunista da Rádio CBN Campo Grande, Hudson Garcia, com a decisão do STF, que exige equiparação destas contas, em alguns casos o percentual chega a 30% de tributação, podendo haver redução para 17%, e isso impacta no bolso do consumidor.

“Se for concluído haverá uma perda de R$ 26,7 bilhões com a redução, em compensação a conta de luz e telefone ficarão mais baixas, e consequentemente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais alto, principalmente para 2022, onde a estimativa é superar meta de inflação. Para o governo não é positivo, tendo em vista que no período de pandemia, houve aumento no custo de energia elétrica, de gás natural e combustível. A alíquota é maior, variando entre 25% a 30%”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande