Paranaíba, 26 de setembro
30º C
(67)99272-4655

Ginecologista incentiva ao autoexame de mamas

O objetivo é procurar nódulos e descobrir precocemente células cancerígenas

Por Lucas dos Anjos
22/11/2018 • 14h38
Compartilhar

Pequenos cuidados com a saúde fazem a diferença na qualidade de vida. O câncer de mama, por exemplo, é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, e o check-up, o autoexame e os exames preventivos são importantes para prevenir o desenvolvimento da doença.

“A mamografia é um exame indispensável. Assim como o autoexame da mama deve ser realizado todo mês pela mulher”, explica o médico Fabian da Cas Laval.

O especialista pontua que, embora a mamografia seja um pouco mais dolorida que os demais exames, é importante que a mulher passe por ele. “Eu até digo para algumas pacientes que reclamam – e quase todas reclamam -, que uma mamografia que não dói, não foi bem feita. O importante é que [o exame] previne uma série de problemas que, com certeza, são mais dolorosos”, disse.

O autoexame precisa ser feito uma vez ao mês, de preferência sete dias após o início da menstruação, por mulheres acima dos 20 anos. Mulheres com mais de 35 anos, com caso de câncer de mama na família, também devem realizar os exames periodicamente.

“A mulher deve apalpar a mama com a parte ‘gordinha’ dos dedos. A intenção não é que a paciente saiba fazer um diagnóstico de câncer de mama, mas que ela note se de um mês para o outro ocorreu alguma alteração”, esclarece.

O objetivo é procurar nódulos e descobrir precocemente células cancerígenas. Estudos comprovam que a maioria dos nódulos na mama não são cancerosos. Em caso positivo, as chances de cura são elevadas, se o câncer for descoberto precocemente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba

VEJA MAIS