Veículos de Comunicação

Carnaval

Inscrições abertas para a Oficina de Bonecão de Carnaval na ADUF Dourados

Entre os dias 09 e 13 de fevereiro será realizada na ADUF Dourados a Oficina de Bonecão de Carnaval.

A Oficina será realizada de 09 a 13 de fevereiro das 17h às 21h no espaço da ADUF Dourados.
A Oficina será realizada de 09 a 13 de fevereiro das 17h às 21h no espaço da ADUF Dourados.

Entre os dias 09 e 13 de fevereiro será realizada na Associação de Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF Dourados) a Oficina de Bonecão de Carnaval. A oficina faz parte da programação da Associação com o objetivo de fomentar manifestações artísticas e culturais na cidade. A Oficina será ministrada pela profª Dra. Ana Aline de Medeiros Silva, que além de docente de Física da Educação do Campo na UFGD também desenvolve atividades artísticas desde a infância.

“ Para a Oficina de Bonecão serão formadas equipes de trabalho de pelo menos 3 pessoas para 1 boneco. A técnica que utilizo é a papelagem, papietagem e machê. São bonecos modelados com arame e papelão e o acabamento é feito com papel”, explica a professora Ana Aline.

A Oficina será realizada de segunda à sexta das 17h às 21h no espaço da ADUF Dourados. A inscrição é gratuita e os materiais de uso na oficina serão fornecidos pela ministrante. Para se inscrever, clique AQUI.

Os bonecões confeccionados na Oficina serão usados na festa de carnaval da ADUF, que ocorrerá na terça-feira (17) de Carnaval na sede da Associação.

Ana Aline confeccionando o bonecão de carnaval. (Foto: Arquivo Pessoal)

“ A ideia de fazer o bonecão de carnaval é pelo fato de já tem alguns anos que estamos trabalhando e criando essa tradição do movimento de carnaval na cidade. Desde 2017, a ADUF iniciou esse movimento que vem se ampliando. Primeiro com as matinês e batuques ali pelo bairro da sede da Associação. Depois da pandemia passamos a fazer o bloco com deslocamento da CEUD, antiga reitoria da Universidade, até praça central. Esse ano vamos fazer um percurso diferente. Nossa concentração vai ser na sede da ADUF, faremos um cortejo entre as ruas do bairro Parque Alvorada até chegar na Guaicurus e adentrar no Centro de Convenções. Esse cortejo vai ser com os bonecões, estandartes, fantasias, enfim, com toda a expressão popular que o Carnaval permite. Essa expressão popular bonita, multicultural e diversa que a gente só tem nesse período de carnaval!”, acrescenta.

Bonecões e o carnaval

A professora Ana Aline é nascida em Caicó, Rio Grande do Norte e há treze anos mora em Mato Grosso do Sul. O município do centro-sul do RN é muito conhecido pelo artesanato local, pelas artesãs, bordadeiras da cidade e também pelos bonecos gigantes de carnaval.

“ Nossa cultura do carnaval com os bonecões é muito forte! Não sou formada em artes, sou física de formação, mas desde sempre tive essas raízes e habilidades artísticas com o desenho, as esculturas, enfim os trabalhos manuais. O machê é algo que realmente retrata muito da minha cultura, a cultura das esculturas de machê. É assim que eu tenho me realizado nos feitos artísticos”, conta.

Ana Aline preparando um dos bonecões que serão usados no carnaval desse ano. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os bonecões de Caicó se popularizaram em grande parte por conta do Bloco do Magão. Toda história começa nos anos 80 quando o carnavalesco e artesão,  Ronaldo Batista, juntamente com seus amigos fundou o Bloco do Lixo para se divertir, pois na época não havia festa popular nas ruas da cidade. As fantasias no início eram feitas com materiais encontrados no lixo. Ano após ano, a festa e os feitos do Bloco do Lixo foram se fortalecendo e se tornando uma manifestação cultural tradicional na cidade. Hoje em dia, o Bloco do Magão desfila no carnaval de Caicó com novos bonecos todos os anos, todos confeccionados pelo carnavalesco fundador. (*Com informações da Redação Tribuna do Norte)

Bonecão de carnaval em construção pela artesã Ana Aline. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os bonecões são figuras gigantes e coloridas, com mais de três metros de altura, típicas das festas de carnaval de rua, principalmente nos estados do nordeste brasileiro. Os bonecões representam personalidades da história, cultura popular ou do imaginário coletivo.

“ Lá em Caicó, os bonecos gigantes não são usados somente no Carnaval, mas também em outras festas tradicionais da cidade. É algo que faz parte da minha cultura e de quem eu sou, sou carnavalesca desde muito pequena. Quando cheguei aqui e vi que não tinha carnaval, fiquei muito inquieta. Fui conhecendo as pessoas e  me juntando com pessoas que tinham essa mesma vontade de fazer o movimento do carnaval na cidade. Esse ano, estamos fazendo a oficina para que isso perdure, para que seja o início de uma tradição do carnaval de Dourados!”, finaliza.

Mais informações no Instagram da ADUF Dourados em @adufdourados. Acompanhe o trabalho artístico da professora dra. Ana Aline no Instagram @encantadosdemacheoficial.

Para se inscrever na OFICINA DE BONECÕES, clique AQUI.