Mais um possível caso de intoxicação por metanol segue em investigação no Estado. Um jovem de 21 anos, morador de Rio Brilhante, foi atendido no município e transferido para Dourados, onde segue internado desde o sábado (04).
As informações foram confirmadas pelo prefeito do município, Lucas Foroni, por meio das redes sociais. Segundo ele, o jovem foi inicialmente atendido no Hospital e Maternidade de Rio Brilhante, mas precisou ser transferido para uma unidade de Dourados, devido ao quadro clínico. Até o momento não foram divulgadas mais informações sobre o estado de saúde do paciente ou se a intoxicação foi confirmada.
O primeiro caso fatal sob investigação ocorreu na quinta-feira (2), em Campo Grande. A vítima, Matheus Santana Falcão, de 21 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória após sentir-se mal. A Polícia Civil apura se o jovem foi intoxicado após consumir whisky e cachaça em uma conveniência no bairro Jardim Colibri. Amostras das bebidas foram recolhidas pela Vigilância Sanitária, que realiza análises laboratoriais para identificar a presença de metanol.
Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, o Mato Grosso do Sul possui cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol em investigação, sendo três em Campo Grande, um em Ladário e outro do jovem de Rio Brilhante, internado em Dourados.
A Secretaria Municipal de Saúde, informou que estava em tratativas para adquirir o antídoto utilizado no tratamento contra intoxicação por metanol, para abastecer as unidades de saúde do município, incluindo a UPA e o Hospital da Vida. O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) também está em contato com o Ministério da Saúde para garantir o fornecimento do medicamento.