A conselheira tutelar Bruna Lopes participou do telejornal "Bom Dia Três Lagoas", da TVC – Canal 13, nesta sexta-feira (29), para falar sobre abordagens realizadas com a Polícia Militar em denúncias sobre menores de idade. O Conselho Tutelar recebeu mais de mil atendimentos desde o início do ano, e, segundo a conselheira, a maior demanda de denúncias é de festas, abandono de incapaz e alienação parental.
Segundo a conselheira, o número de abordagens aumentou devido à falta de fiscalização das próprias casas noturnas. Havia eventos em que os seguranças e promoters deixavam os menores entrar após das 2h da madrugada porque, segundo boatos, o Conselho realizava as fiscalizações até à 1h da manhã. A mudança no horário das fiscalizações do Conselho também contribuiu para o aumento das abordagens.
“A faixa etária dos menores apreendidos é, na maioria das vezes, de 11 a 15 anos. Muito difícil encontrar jovens de quase 18 anos. E, apesar das apreensões serem equilibradas, sempre vejo mais meninas do que meninos”, ressalta Bruna.
O consumo de álcool e drogas tem aumentado porque a rigidez das casas noturnas diminuiu. E quem paga pelo crime é o estabelecimento ou quem comercializa esses produtos para menores. “Crime não é o adolescente consumir bebida alcoólica, crime é fornecer a bebida para ele”, conclui a conselheira.