Vinte e uma medalhas. Esse foi o saldo de apenas um dia de atuação dos atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Três Lagoas na 8ª edição da Olimpíada Estadual das Apaes, que acontece em Sidrolândia.
Esse número, entretanto, tem grandes chances de crescer. Conforme a coordenadora pedagógica da Apae, Eny Regina Rodrigues, as medalhas foram conquistadas na quarta-feira, durante as competições na modalidade de atletismo. Os 31 alunos, porém, participam do campeonato por mais outras cinco modalidades: Natação, Atletismo, Bocha, Tênis de Mesa, Futsal e Basquete.
Ao todo, a Olimpíada envolve 11 modalidades. Além das citadas acima, ainda tem Capoeira, Futebol Suíço, Voleibol Adaptado, Malha e Polybat. A competição teve início nessa terça-feira. Os vencedores estarão classificados para as Olimpíadas Brasileiras, que acontecerão no segundo semestre deste ano, em Maringá.
Eny explicou que a participação dos atletas da Apae contou com o apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), que disponibilizou o ônibus para o transporte dos atletas. Esse investimento, segundo a Apae, tem sido satisfatório.
Conforme a coordenadora, os atletas têm grande chance de classificarem. “Temos um atleta chamado André, que tem um bom desempenho e uma boa classificação nacional na Bocha. Até já ganhou medalha de ouro em outros eventos. No atletismo, conseguimos 21 medalhas, acredito que pelo menos alguns alunos estarão presentes nas olimpíadas brasileiras”, explica. Os alunos são coordenados pelos professores de educação física, Lila e Ronei Ferreira.
DISPUTAS
As modalidades do evento são divididas por datas. Na quarta, foi disputada a modalidade de atletismo. Na quinta, foi a vez do futsal e do basquete, e hoje, terá Bocha. Até o fim de semana, serão cumpridas todas as modalidades. O evento encerra-se no sábado (30).