
Não é de hoje que o técnico Sidionetti Camargo Corniani afirma que Três Lagoas têm condições de colocar nadadores na seleção brasileira. Uma atleta em especial pode estar cada vez mais perto de conseguir o feito. Louise Matos deve participar de duas competições nacionais em setembro e novembro e, caso consiga bons tempos, pode integrar a seleção brasileira juvenil que disputará o Sul-Americano em Santiago (CHI), em março de 2013.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já comunicou às federações sobre as provas seletivas. A Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams) enviou o boletim para o professor definir os atletas aptos a participar das competições. “A intenção é de que a Louise dispute as provas de Mococa [SP] e Goiânia [GO]. Mas vale ressaltar que quem faz as inscrições é a Fedams. Se eles decidirem que não vai ninguém, não vai”, frisou Sidionetti.
Em setembro, acontece o Interfederativo Infanto-Juvenil em Mococa e, em novembro, o Campeonato Brasileiro Infantil “Troféu Maurício Bekenn”, em Goiânia. “Acho que virá outro boletim estipulando um índice para a classificação. Em nível de seleção, não creio que simplesmente ganhar uma prova já garanta a classificação”, prevê o treinador. Ele acredita que o tempo estipulado para os 50 metros livres (especialidade de Louise) deverá ficar entre 27 e 28 segundos.
TEMPO
O melhor tempo da nadadora três-lagoense nos 50 livres é de 29 segundos. O técnico aposta na pupila. “Será difícil, mas ela, nadando contra adversárias do seu nível e aumentando os treinamentos, tem totais condições de alcançar a marca de 27 ou 28 segundos. Vamos trabalhar para isso”, frisou Sidionetti.
PROCEDIMENTO
Para Louise chegar ao objetivo, o procedimento é simples. “Trabalharemos mais a explosão, a resistência e também vamos aumentar as horas de treino. Tudo para buscar esse resultado. Ela é a melhor atleta de MS nessa categoria. Tem tudo para conseguir”, finalizou o comandante.