Veículos de Comunicação

Esportes

Batmóvel irá completar 74 anos em 2013

Carro do homem morcego é um dos mais antigos ainda em ?produção?

O Batmóvel do final dos anos 60, o mais famoso de todos -
O Batmóvel do final dos anos 60, o mais famoso de todos -

Próximo de completar 74 anos, o Batmóvel é o veículo que mais foi repaginado na história. Apesar de diferentes versões terem ganhado as páginas de revistas em quadrinhos nos Estados Unidos, desenhos animados e o cinema, além de séries para a TV, o veículo mantém o mesmo nome desde quando foi criado, tendo conquistado uma legião de fãs pelo mundo.

O primeiro modelo apareceu no número 27 da revista “Detective Comics”, em maio de 1939 nos Estados Unidos. Como o homem-morcego é um super-herói humano, sem nenhum poder originário de alguma estranha radiação de raios gama, ele necessita de um veículo para se locomover. Os desenhistas e redatores optaram por um Sedan inicialmente vermelho.


Em 1943 o homem morcego apareceu nas revistas dirigindo o primeiro modelo preto, que se tornou o padrão de pintura vigente do veículo. Era um Cadilac, que foi trocado por um Ford Mercury seis anos depois.


Em 1966, para a série televisiva estralada por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, um carro conceito de 1955, o Lincoln Futura Concept Car, foi aproveitado para dar vida ao veículo, que precisava de um design agressivo, ao mesmo tempo em que passasse uma impressão de modernidade e tecnologia. O projeto do Futura, embora já tivesse 11 anos, caiu como uma luva para os produtores, que encomendaram a Dean Jeffries a customização do veículo para o seriado, que foi filmado até 1968, e que continua a ser exibido. O Batmóvel ali produzido se tornou referência para o modelo, sendo a miniatura de veículo mais disputada entre colecionadores. O que era mais curioso no carro, era a turbina na traseira, que quando acionada fazia as rodas do carro patinar. Um erro enorme dos produtores, sendo que a tração da turbina não aciona as rodas, e sim empurra o carro, com as rodas apenas girando conforme o veículo é empurrado, como nos aviões.

Batmóvel modelo 1989
Anton Furst mudou a cara do Batmóvel para o filme de 1989, montando um carro com uma enorme motor dianteiro, que também levava uma turbina central, sob um chassi do Chevy Impala. O padrão continuou sendo adotado nas produções seguintes, com uma enorme frente e motor idem. 


Em 2005 foi adotado um veículo mais parecido com um tanque de guerra, mais forte e robusto para enfrentar o crime em Gothan City!