
A final deste ano da Liga dos Campeões coloca frente a frente equipes com históricos completamente distintos na competição. Enquanto o Chelsea persegue o título inédito, o Bayern de Munique busca somar seu quinto triunfo. Se isso acontecer, o time alemão vai se igualar ao Liverpool como o terceiro maior vencedor do torneio, atrás apenas de Real Madrid e Milan – com nove e sete conquistas, respectivamente.
Três destes títulos do Bayern aconteceram de maneira consecutiva, entre os anos de 1974 e 1976. Na época, o time bávaro contava com jogadores que formaram a base da seleção alemã que venceu a Copa do Mundo de 1974. São os casos de Maier, Breitner, Schwarzenbeck, Hoeness, Beckenbauer e Gerd Mueller. A quarta e mais recente conquista ocorreu em 2001.
á o Chelsea aparece apenas pela segunda vez na final. Na outra decisão que disputou, em 2008, foi derrotado pelo Manchester United nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Caso tenha melhor sorte neste ano, o Chelsea será a 22ª equipe diferente a vencer a Liga dos Campeões. Além disso, fará com que a Inglaterra se iguale à Itália e chegue a 12 títulos na competição – um atrás da Espanha, país que soma mais conquistas.
A rádio Cultura FM 106,5 Mhz irá retransmitir a final entre Bayern x Chelsea às 14h30 (MS), em parceria com a Estadão ESPN.