Veículos de Comunicação

Esportes

Brasil conquista ouro inédito no bobsled

Brasileiras entraram para a história ao conquistar o ouro nos EUA

Brasileiras entraram para a história ao conquistar o ouro nos EUA -
Brasileiras entraram para a história ao conquistar o ouro nos EUA -

As brasileiras Fabiana Alves e Daniela Ribeiro entraram para a História. Ontem, Fabiana e Daniela conquistaram a primeira medalha de ouro do Brasil em uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil, o bobsled. O feito do esporte feminino aconteceu durante qualificatória olímpica, em Utah, nos Estados Unidos.

A vitória garantiu 35 pontos para a dupla no ranking mundial, no qual passou a somar 127 pontos. “Pelas dificuldades que eu tive até chegar aqui, defino essa vitoria com duas palavras: superação e dedicação. A união do grupo também está sendo muito importante, pois não temos os melhores equipamentos, mas compensamos tendo um grupo unido”, disse Fabiana. Entre os homens, Edson Bindilatti e Odirlei Pessoni terminaram na 15º colocação e possuem 50 pontos no ranking mundial. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 serão realizados em Vancouver, no Canadá.

MINARDI

O Brasil ainda engatinha quando o assunto é esporte de inverno. Afinal, para o país de dimensão continental e com clima predominantemente tropical, a neve é um fator raro e que, no máximo, beneficia os turistas na região sul. Assim, fazer um papel de destaque nos Jogos Olímpicos de Inverno é uma tarefa das mais complicadas. Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold, no melhor dos cenários o país conquistará apenas um top 10 em Vancouver, nos esportes dos quais sua entidade é responsável.

“Nós somos como uma Minardi”, explica Arnhold, usando a Fórmula 1 para comparar as confederações brasileiras de esportes de inverno com as de outros esportes e mesmo as entidades de outros países. “Existem as Ferraris, com uma grande parte do orçamento, e nós recebemos só uma pequena parcial disso”.