A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na quarta-feira (19), proposta que prevê a execução do Hino Nacional na abertura e no encerramento de todas as competições esportivas nacionais ou interestaduais promovidas por entidades integrantes do Sistema Nacional de Desporto.
Esportes
Comissão prevê execução obrigatória do Hino Nacional em eventos esportivos
Proposta será ainda analisada pelas comissões de Educação e Cultura
O texto aprovado altera a proposta original, Projeto de Lei 2387/11, do Senado, que obriga as entidades integrantes do Sistema Nacional de Desporto a executar o Hino Nacional apenas na abertura das competições esportivas. As alterações foram feitas pelo relator, deputado Vicente Candido (PT-SP).
Para o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), “nesses momentos de espontaneidade e emoção popular, a presença do hino poderá resgatar a compreensão plena do significado desse símbolo”.
Entidades
De acordo com a Lei Pelé (9.615/98), o Sistema Nacional do Desporto é formado por pessoas físicas e jurídicas de direito privado encarregadas da coordenação, administração, normalização, apoio e prática do desporto, assim como aquelas encarregadas da Justiça Desportiva. A lei especifica as seguintes instituições:
– o Comitê Olímpico Brasileiro (COB);
– o Comitê Paraolímpico Brasileiro;
– as entidades nacionais de administração do desporto;
– as entidades regionais de administração do desporto;
– as ligas regionais e nacionais;
– as entidades de prática desportiva filiadas ou não às entidades nacionais e regionais; e
– a Confederação Brasileira de Clubes.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.